Trabalhadores Da Agco Ganham Fôlego Para Enfrentar A Crise



Após mais de seis horas de negociação mediada pelo Tribunal Regional do Trabalho – TRT 4ª Região, os trabalhadores da AGCO de Canoas ganharam fôlego para enfrentar a crise e, principalmente, conseguiram a exclusão de 140, das 340 demissões previstas. A proposta inicial foi apresentada pela empresa ao Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas na quinta-feira, 16, levando à decisão dos funcionários em parar a fábrica até obterem uma contraproposta. O sindicato negociou e conseguiu a redução dos 140 trabalhadores, assim como outros benefícios concedidos, observou o presidente Nelson Luiz da Silva. A proposta global será apresentada aos trabalhadores amanhã, 23, às 7h, em Assembléia Geral, frente à AGCO em Canoas, na Guilherme Shell, 10100.

Ainda segundo Nelson Silva ficou acertado que as 140 demissões canceladas poderão ser revistas em 60 dias, com o compromisso de uma reavaliação do contrato de trabalho entre outras alternativas.

Entre os itens do acordo fechado nesta tarde, destacam-se os seguintes:

• Abertura de PDV para os funcionários que desejarem pedir demissão;

• Após o fechamento do PDV, a complementação das 200 demissões será definida pela empresa;

• Garantia do Tíquete Alimentação no valor de R$ 100,00 por três meses;

• Garantia de manutenção do Plano de Saúde por três meses;

• Os trabalhadores que forem demitidos após o período de opção pelo PDV, também receberão benefícios, como meio salário base na rescisão e mais três meses de Tíquete Alimentação no valor de R$ 150,00;

• Os dias parados serão divididos entre as partes. A empresa paga um dia e os trabalhadores perdem um dia.


Fonte: Inara Claro FTMRS