Metalúrgicos do RS intensificam mobilização nesta quinta, antes de reunião com a patronal


Esta quinta-feira (25) amanheceu com mobilizações em portas de fábricas, nas mais diversas regiões do estado. Às 10h, a comissão dos sindicatos filiados à Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do RS (FTM-RS) se reúnem com a entidade patronal, na primeira reunião de negociação (mesa da metalurgia) da campanha salarial 2024/2025.

Os metalúrgicos de Cachoeirinha, Erechim, Passo Fundo, Panambi e Porto Alegre mobilizaram e apoiaram as entidades sindicais na primeira hora da manhã. Representantes dos metalúrgicos de Canoas, Venâncio Aires e Charqueadas se somaram às atividades.

Os dirigentes falaram aos trabalhadores sobre a pauta da campanha salarial 2024/2025, que é composta por aumento real de 3%, além da reposição da inflação conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do período, de maio de 2023 até abril de 2024, como forma de recuperar os salários. A importância da unidade e da mobilização de todos os trabalhadores também foi enfatizada pelos sindicalistas.

A atividade integrou a campanha salarial unificada do Macrossetor da Indústria da CUT-RS. A iniciativa reúne os setores da metalurgia, alimentação, construção civil e moveleiro, com data-base no primeiro semestre.

Fonte: FTM-RS