CNM/CUT visita estaleiro no sul e debate setor naval


O presidente da CNM/CUT, Loricardo de Oliveira, participou na última sexta-feira (6) da visita ao Estaleiro Rio Grande, na cidade de Rio Grande (RS), junto a representantes da Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Naval, Frente Gaúcha, Comissão da Câmara Municipal de Rio Grande, Transpetro, Federação Única dos Petroleiros (FUP), Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval), Sindicato dos Metalúrgicos de Rio Grande, Petrobrás, Sindipetro, entre outros atores políticos importantes.

A visita serviu para verificar as estruturas do estaleiro gaúcho e suas potencialidades. Em seguida, os participantes realizaram um encontro na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FURG) para debater o setor.

“Nós precisamos retomar a indústria nacional, onde você pode conseguir trabalho decente, com mais qualidade e empregando mais pessoas. Esse é o desafio que se apresenta pra gente aqui ao visitar esse estaleiro”, afirmou o presidente da CNM/CUT.

O dirigente sindical destacou que, além da visita, foi debatido também como formar novos profissionais para o setor, destacando a transição justa e a defesa da produção de conteúdo local no setor naval.

“A CNM/CUT quer participar da construção de uma política industrial para o Brasil que seja sustentável e tenha trabalho de qualidade”, complementou Loricardo.

Nos últimos meses, a CNM/CUT vem participando intensamente dos debates para a retomada da indústria naval no país, articulando propostas com vários segmentos ligados ao setor e junto ao governo federal. Além desses debates, organizados em um fórum que realiza encontros quinzenais, foi criada a Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Naval, em Brasília, com participação de deputados federais e senadores.

Deputado federal e presidente da Frente Parlamentar, Alexandre Lindenmeyer (PT-RS) destacou a diversidade de atores que participaram da visita ao estaleiro e o interesse na retomada do setor naval no país.

“Tivemos uma representação de vários segmentos com relação direta com a pauta, sabendo da importância que nós temos nos estaleiros brasileiros. É um novo momento, onde há uma definição de reconstrução da política naval brasileira e trabalhamos para tornar isso efetivo, gerando emprego e renda”, disse o deputado.

Após a visita ao estaleiro em Rio Grande, está programada uma visita a estaleiros no Rio de Janeiro e, posteriormente, em outros lugares do país. A CNM/CUT também organiza uma ida a Manaus para visitar o estaleiro local, que atende a pequenas embarcações e emprega cerca de 5 mil trabalhadores.

Fonte: CNM/CUT