Empresários Dispostos A Reduzir Quadro De Pessoal


São Paulo — Cerca de 20% das 171 empresas pesquisadas pela consultoria de recursos humanos Mercer pretendem diminuir o quadro de funcionários até o fim do ano. O corte média previsto vai de 10% a 20% dos empregados. Segundo a pesquisa, desde o início da crise financeira internacional, em um período de apenas quatro meses, 25% das empresas sondadas anunciaram demissões de 10% a 25% dos seus quadros de trabalhadores.
De acordo com Marcelo Ferrari, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Mercer, consultoria que realizou o levantamento, o resultado da sondagem está alinhado com o aumento dos índices de desemprego no país. A parte positiva é que as empresas que demitiram não devem anunciar novas dispensas.
As expectativas para 2009 mostraram alguma deterioração: 40% das empresas prevêem resultado de 96% a 105% do previsto; 25% esperam atingir entre 81% e 95%; 20% aguardam resultado abaixo de 80% do esperado; por último, 15% calculam desempenho entre 106% a 120% das estimativas. Conforme a pesquisa, 30% das empresas decidiram reduzir o reajuste salarial previsto no orçamento para este ano. O corte oscilou de 15% a 50%. Para Ferrari, o fundo do povo parece estar perto. 'Mas 2009 já está comprometido', disse. Ele calcula se a situação econômica melhorar agora, as empresas ainda devem demorar aproximadamente seis meses para retomar os planos de investimento e pensar em concessão de benefícios e reajustes salariais. 'O que foi feito é garantir a saúde das empresas.'


Fonte: Correio do Povo