Metalúrgicos do RS concluem curso de Formação de Formadores


Um grupo de dirigentes de metalúrgicos de sindicatos filiados à Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do RS (FTM-RS) participou do curso de Formação de Formadores (FF) da CUT da região Sul (RS, SC e PR), que teve o sexto e último módulo realizado entre os dias 21 e 23 de junho. Na ocasião, uma cerimônia de formatura foi realizada para marcar a conclusão do curso, desenvolvido na Escola Sindical Sul da CUT. 

Uma das participantes, a vice presidenta da FTM-RS, Eliane Morfan enfatizou que o movimento sindical tem em seus ombros o peso da responsabilidade de lutar por um estado democrático e com a garantia de direitos. “A formação sindical vem para ampliar a participação dos dirigentes em todos os processos, promovendo e qualificando para a negociação, debate de ideias, de propostas e projetos”, afirmou.

De acordo com ela, o curso de FF trouxe o diálogo entre dirigentes sindicais de áreas distintas, proporcionando formação de consciência enquanto classe trabalhadora para além das suas atuações específicas. “A formação exige de nós, a escuta e o olhar atento. Façamos disso nossa luta diária para mudar o mundo das mulheres e da classe trabalhadora”, disse ela que também integrou o curso de Formação de Formadoras de Mulheres (FFM).

Além da Eliane, o diretor de Formação do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Porto Alegre (STIMEPA), Frederico de Andrade Apratto, o secretário de Formação do Sindicato dos Metalúrgicos de São Leopoldo e Região (STIMMMESL), Alexandre Gil e o secretário de Comunicação do STIMMMESL, Alexandre Rosa da Rocha também estavam na delegação de gaúchos que realizou a formação, que iniciou em junho de 2022.

Agora, fica o compromisso dos formandos permanecerem integrados à rede de formação da CUT, dando continuidade, nas suas respectivas regiões, ao trabalho iniciado a partir do curso realizado.

 

Fonte: FTM-RS