Comissão Europeia Propoe Reunião De Países Da Ue Onde Gm Tem Unidades


Comissão Europeia propõe reunião de países da UE onde GM tem unidades
General Motors propôs às autoridades européias separar a Opel para garantir sua sobrevivência
A Comissão Europeia (CE, órgão executivo da União Europeia) propôs hoje uma reunião dos cinco Estados-membros do bloco onde a General Motors tem fábricas — Grã-Bretanha, Alemanha, Espanha, Bélgica e Polônia — para analisar a grave situação da companhia.

O comissário de Indústria da União Europeia (UE), Günter Verheugen, colocou esta iniciativa ao chegar para o encontro dos ministros da área do bloco, na qual, entre outros assuntos, falarão sobre os problemas da indústria automotiva.

Verheugen considerou que os países devem coordenar sua resposta ao pedido de ajuda pública para a Opel, filial europeia da americana General Motors. O construtor tem quatro unidades na Alemanha, duas no Reino Unido, uma na Espanha, uma na Bélgica e outra na Polônia.

A General Motors propôs às autoridades européias separar a Opel para garantir sua sobrevivência, mas, para isso, reivindica uma ajuda pública de 3,3 bilhões de euros. O governo alemão mostrou claras reservas a oferecer essa assistência, devido à suspeita de que o dinheiro acabe sendo usado para apoiar a matriz americana.


Fonte: EFE