Direção do Sindicato de Venâncio Aires é composta 50 % de mulheres


Um feito raro, principalmente, para os sindicatos de trabalhadores e trabalhadoras metalúrgicos é ter mulheres na direção da entidade. Por ser uma categoria majoritariamente masculina, os quadros diretivos também seguem essa tendência. Porém, o Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Venâncio Aires e Região conseguiu eleger uma direção composta 50% de mulheres.

A vice-presidente do Sindicato, Ana Paula Kaustmann, acredita que o maior número de mulheres na diretoria, também se refletirá nas fábricas. “Somente nos que vamos entender as dificuldades das mulheres dentro das fábricas”, salienta.

Para ela, isso também dará mais representatividade para outras mulheres que muitas vezes não se sentiam representadas. “As trabalhadoras precisam confiar no Sindicato e isso é mais agora, em todas as empresas terá uma representante mulher”.

Ana afirma também que o objetivo é fazer um trabalho com mais troca de ideias. “E essa nova realidade agregará nas negociações, pois precisamos dessa visão de mulher dentro da fábrica.” Por fim, a dirigente garante que elas vão fazer a diferença tanto na diretoria, como dentro das fábricas.

Já o presidente do Sindicato, Adolfo Celoni da Rosa, explicou que essa construção se deu a partir do diagnóstico de que em diversas fábricas não havia mulheres para representar as trabalhadoras. “A partir disso, trabalhamos para ampliar esse número e valorizar ainda mais as mulheres”, conta.

A eleição da chapa única aconteceu no dia 14 de outubro. Dos 1315 associados aptos a votarem, 966 trabalhadores participaram do pleito, a diretoria obteve 815 votos favoráveis, sendo 84,36% dos votos válidos.

Fonte: FTM-RS