Até dia 24, vote NÃO no Plebiscito Popular sobre Privatizações no RS


A primavera da democracia começou. Teve início neste sábado (16) o Plebiscito Popular sobre as Privatizações no RS, organizado pela CUT-RS, centrais sindicais, movimentos sociais e populares e partidos políticos. Apesar da chuva, o primeiro dia de votação contou com forte participação de gaúchos e gaúchas.

Mais de 200 municípios abriram locais de coleta de votos, sob forma presencial, em praças, sindicatos, associações, escolas, comércio, igrejas, sedes de partidos políticos. Além dos votos obtidos em cédulas impressas, a plataforma na internet registrou mais de 19 mil votantes.

No interior do Estado, um dos pontos mais movimentados foi o Feirão Colonial de Santa Maria. Cidades como Cachoeira do Sul, Candelária, Rolante e Panambi transformaram praças em verdadeiras seções eleitorais. Em São Pedro do Sul, foi registrado o voto da eleitora mais idosa do dia, Verônica Einloft, de 92 anos.

Já em Santana do Livramento, na fronteira do Brasil com o Uruguai, Gelson Xavier Dachi foi o primeiro a votar. “Tem que dar apoio a essa votação, fortalecer a democracia, a decisão é do povo”, declarou.

Na região metropolitana, teve ato de abertura da votação na parada 48 de Alvorada e, em Viamão, o comitê municipal disponibilizou espaços com computadores, para que as pessoas pudessem votar direto na plataforma.

Em Porto Alegre, foram registradas movimentações intensas na Restinga e na Lomba do Pinheiro. Na Restinga, uma banca de rua organizada pelas lideranças comunitárias chegou a ter fila para votar. A votação foi prestigiada pelo presidente da CUT-RS, Amarildo Cenci, pela secretária de Formação da CUT-RS, Maria Helena Oliveira, e pela presidente do PT de Porto Alegre, Maria Celeste. Na Lomba do Pinheiro, as lideranças coletaram votos através de urnas itinerantes.

Além dos locais organizados pelos comitês zonais, a Capital contou com urnas em sindicatos, como no Sinttel-RS, locais de comércio e serviços. Um deles foi o Armazém do Campo, a loja da Reforma Agrária, na Cidade Baixa. Outro exemplo é o Salão de Beleza da Cleia, no bairro Santa Tereza, onde a clientela foi convidada a votar no plebiscito.

A votação se estende até o próximo domingo (24).


Fonte: CUT-RS com Plebiscito Popular