Mulheres metalúrgicas planejam 8 de março e campanha salarial


As dirigentes metalúrgicas dos sindicatos da região metropolitana, que integram o coletivo de mulheres metalúrgicas da CUT-RS, se reuniram na quinta-feira (6), na sede da Federação dos Metalúrgicos do Rio Grande do Sul (FTM-RS) para planejarem as ações do Dia Internacional das Mulheres e a campanha salarial 2020.

As metalúrgicas integrarão a jornada de lutas no período de 8 a 14 de março, organizada pelas CUT, demais centrais e movimentos sociais, que inicia com o ato unificado no domingo (8), na Orla do Guaíba, em Porto Alegre. Durante a semana, será feita uma grande mobilização nos sindicatos de metalúrgicos com panfleteações nas empresas de diversas regiões do estado.

Além disso, na semana anterior ao dia 8 de março, a FTM-RS realizará um seminário estadual com as mulheres metalúrgicas. Com a coordenação da militante do MTD, Lurdes Santin, esse encontro inicia uma séria de seminários formativos com as mulheres, que irá trabalhar com a cartilha “Resistir na luta ousar na organização”, organizada por Lurdes.

Campanha salarial: as dirigentes também acertaram de fazer um grande trabalho nas bases para identificar quais as principais demandas das trabalhadoras metalúrgicas em relação à Convenção Coletiva de Trabalho.


Fonte: FTM-RS