Referência no movimento sindical, Departamento de Saúde do Trabalhador do STIMEPA completa 30 anos


Há 30 anos nascia o Departamento de Saúde do Trabalhador do Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre (STIMEPA). No último dia 30, foi realizado o 1º encontro entre os idealizadores e apoiadores do projeto que serviu como modelo para o debate dos temas referentes à saúde do trabalhador, em sindicatos de todo o Brasil.

Na época, em 1989, a entidade iniciou uma discussão sobre saúde do trabalhador focada na prevenção de doenças e acidentes oriundos do trabalho. “Foi quando tiramos o foco do assistencialismo e passamos a fazer um debate amplo”, conta o médico do trabalho, Rogério Dornelles. De acordo com ele, a iniciativa foi inspirada no modelo operário italiano, que valoriza o saber e se organiza para melhorar as condições de trabalho.

O médico destaca que, além de ter servido de referência para outras entidades implantarem setores de saúde do trabalhador, ao longo desses anos, a atuação do departamento já alterou até artigos da legislação. “As campanhas Escuta aí, sobre o ruído no local de trabalho, e Profissão Perigo foram marcantes, pois envolveram até o Ministério Público do Trabalho e deram muita visibilidade para o trabalho que estávamos desenvolvendo nesta área. O Fórum Sindical de Saúde do Trabalhador também é oriundo do Departamento”, recorda Rogério.

Atualmente, na opinião de Rogério, o STIMEPA está fazendo um excelente trabalho no debate sobre as Normas Regulamentadoras (NRs) devido ao acúmulo dessas três décadas. “O combate à redução das NRs, como quer o governo, é de suma importância e estamos pautando isso em todo o país”, destaca.

“Claro que sofremos com a atual conjuntura de ataque aos direitos trabalhistas, fechamento de empresas, diminuição da nossa base. E isso é uma lástima, pois não existe desenvolvimento sem uma indústria forte”, declara ele, acrescentando que apesar disso, o Departamento segue sendo uma referência para o movimento sindical e “realizando o trabalho de apontar caminhos na prevenção das doenças relacionada ao trabalho e acolhendo os trabalhadores”.

O diretor de Previdência e Saúde do Trabalho do STIMEPA, Rudinei Fernandes acredita que o Departamento de Saúde é um dos setores mais importantes do Sindicato. “Não só por essa história pioneira, mas pelo excelente trabalho que realiza. A equipe de médicos e profissionais da saúde que temos na nossa entidade desempenha, muitas vezes, o papel do Estado. Pois além do atendimento, há todo um acompanhamento do trabalhador”.

O atendimento no setor de saúde é diário, de segunda à sexta-feira, na sede do STIMEPA. Também, ao longo dos anos, o Departamento realizou inúmeros cursos com os cipeiros nas fábricas. “Esse trabalho com os integrantes da CIPA é outro diferencial, pois qualificamos esses trabalhadores para atuarem na prevenção das doenças do trabalho no chão de fábrica”, conta.

Para Rudinei, é uma honra estar à frente do Departamento no seu 30º ano. “Agradeço por poder dar continuidade a este trabalho que é fundamental para a categoria e reconhecido pelo conjunto do movimento sindical”, garante ele.

 

Fonte: FTM-RS