Nova direção do Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre é empossada


Evento contou com a participação de lideranças políticas, sindicais e militantes

Na última sexta-feira, 01, o Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre (STIMEPA), realizou a cerimônia de posse da nova direção para o próximo triênio (2019-2022). Em clima familiar, com a presença de dezenas de militantes e diretores do movimento sindical, sociais e partidários, o até então presidente da entidade, Lírio Segalla, passou o comando para o dirigente eleito, João Batista Massena. Evento aconteceu no ginásio da Escola Ténica Mesquita. A nova direção foi eleita, em votação realizada nos dias 16 a 19 de outubro de 2018, com mais de 97% dos votos válidos.

Em primeiro momento, o presidente da Central Única dos Trabalhadores do RS (CUT-RS), Claudir Nespolo, foi o responsável por empossar os novos integrantes dos Comitês Sindicais de Empresa (CSE). Em seu discurso, abordou o atual cenário político com a prisão do ex-presidente Lula. Citou também as consequências da Reforma Trabalhista e, da possível Reforma da Previdência, ressaltando a postura das lideranças metalúrgicas que não se curvam às ganâncias dos poderosos. A vereadora do PT pela cidade de Canoas e representante das Mulheres Metalúrgicas, Maria Eunice, também discursou destacando a importância da presença de mulheres na direção.

Ao empossar a nova diretoria, o presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM), Paulo Cayres, agradeceu ao trabalho realizado pelo ex-presidente do STIMEPA, Lírio Segalla, por toda dedicação prestada ao longo dos anos. Cayres reforçou sua disponibilidade de luta junto ao sindicato, visando estabelecer uma estratégia para o enfrentamento de retirada de direitos, tendo em vista a possível Reforma da Previdência.

O já presidente do STIMEPA, João Massena agradeceu a presença dos companheiros (as) e da confiança da categoria durante as eleições. Destacou também que irá dar continuidade ao trabalho realizado nos últimos anos, sempre visando a melhoria da vida do trabalhador(a) metalúrgico.

Ao findar da cerimônia, o ex-presidente da entidade e atual presidente da Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos (FTM-RS), Lírio Segalla e o ex-diretor João Carlos, receberam uma homenagem do atual presidente, João Massena.

Também marcaram presença na solenidade, representantes dos sindicatos metalúrgicos de Cachoeirinha. Canoas e Nova Santa Rita, São Leopoldo, Novo Hamburgo, além desses, representantes do escritório Woida.

Fonte: STIMEPA