Trt Chama Jonh Deere Para Negociar Demissões


Poucas horas depois de receber a ação ajuizada no final da tarde de ontem, 29, pela Federação dos Metalúrgicos e pelo Sindicato da categoria de Horizontina, o Tribunal Regional do Trabalho decidiu chamar uma audiência de conciliação na próxima quinta-feira, às 14h e 30min, reunindo metalúrgicos e a direção da Jonh Deere.

Esta será a primeira vez que patrões e empregados sentarão para negociar desde que a empresa começou a demitir em outubro do ano passado - já demitiu 782 e foi a que mais dispensou metalúrgicos gaúchos. A direção da Jonh Deere vem se negando, todo este período, a conversar com dirigentes sindicais e mesmo com os funcionários, promovendo 502 demissões sumárias só na semana passada.

A Federação, através de sua assessoria jurídica, está embasando a ação na cláusula 25 da Convenção Coletiva, que diz que “as empresas não adotarão quaisquer práticas gerenciais e de organização do trabalho que, direta ou indiretamente, possam causar humilhação e discriminação aos trabalhadores”.

De acordo com a advogada, Lídia Woida, autora da ação, entre os demitidos estão incluídos metalúrgicos portadores de doenças do trabalho – com registro no sindicato – e outros cujas esposas estão grávidas.

- Nós queremos, com este ato, reverter as demissões e buscar uma negociação com a direção da Jonh Deere. É possível chegarmos a um bom termo, assim como estamos fazendo, neste momento, com nove empresas em sete municípios, o que deverá garantir o emprego de 7.300 metalúrgicos”, pondera o presidente da Federação dos Metalúrgicos, Milton Viário, que espera um resultado positivo com a intermediação da Justiça do Trabalho.

De outubro até hoje, a Federação já contabiliza 3.313 demissões de metalúrgicos em todo o estado. A que mais demitiu foi a Jonh Deere.


Fonte: FTMRS