Empregados E Valeo Reduzem Jornada E Salário


SÃO PAULO - Os metalúrgicos da Valeo Sistemas Automotivos, fabricante de faróis e lanternas para carro localizado na zona sul de São Paulo, aprovaram nesta quarta-feira, em assembleia, a proposta de acordo de redução da jornada de trabalho e de salários, mas com garantia de emprego.

Trata-se do primeiro acordo fechado na capital paulista. Pelo acordo aprovado, segundo informou o Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, a partir de 1º de fevereiro a jornada será reduzida em um dia de trabalho por semana, enquanto os salários serão cortados em 15%. Ele vale por 90 dias e garante estabilidade no emprego até 45 dias após o retorno ao trabalho.

O acordo foi negociado entre o Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, a empresa e uma comissão dos trabalhadores, sendo válido, segundo o aprovado, para os 800 funcionários da produção e do setor administrativo.

A redução da jornada de trabalho e salários tem sido debatida com polêmica entre empresas, trabalhadores e sindicatos. Enquanto os empregadores defendem as reduções como medida de evitar o desemprego e demissões, os sindicatos afirmam que a proposta lesa os interesses dos trabalhadores.

Dentro da discussão, os lados discordam ainda sobre a garantia de estabilidade do emprego. As empresas dizem ser impossível garantir a manutenção das vagas, enquanto os trabalhadores afirmam que sem esta prerrogativa não é possível sequer iniciar alguma conversa. As centrais sindicais defendem ainda a redução da contribuição ao INSS.


Fonte: Agência Estado