Fundição Propõe Redução De Jornada E Salários


A diretoria da Fundimisa – Fundição e Usinagem Ltda., empresa de Santo Ângelo e principal fornecedora de peças para a John Deere e à Wolkswagen, reuniu nesta semana seus funcionários e propôs uma redução de 15% na jornada de trabalho e nos salários.

Conforme o diretor Paulo Ely, a medida é necessária devido à crise que a empresa enfrenta em consequência da instabilidade econômica internacional. Ely ressalta que a indústria de fundição fechou o ano de 2008 com cerca de R$ 11 milhões de peças em estoque. 'Temos o risco de produzir e não ter para quem vender', explica.

Os funcionários devem apresentar uma resposta à Fundimisa amanhã sobre a proposta. O diretor considera que, caso haja rejeição pela medida, o quadro funcional deverá ser reduzido em cerca de 15%. Atualmente, 550 trabalhadores estão empregados.

No início desta semana, segundo Ely, foram efetivadas cerca de 60 demissões. Em outubro de 2008, já haviam sido demitidos 250 trabalhadores. Conforme o diretor, a redução da jornada de trabalho e dos salários é a única alternativa viável para evitar mais desligamentos.

A falta de pedidos é o fator principal que resultou na decisão, afirma o diretor. 'Terça e quarta-feira não tivemos pedidos, portanto, não temos o que produzir', revelou. Para escapar dos efeitos da crise mundial, a empresa já adotou outras medidas, como banco de horas e férias coletivas.







Fonte: CP