Empresários Da Região Sul Prometem Driblar A Crise


Mesmo com a crise mundial, os empresários da região Sul estão confiantes para 2009. É o que revela a sondagem 'A Força da Região Sul', divulgada ontem. O estudo foi feito pela PricewaterhouseCoopers (PwC) e Amcham-Porto Alegre em dezembro, com 54 empresas do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná.

Conforme o levantamento, 96,3% dos entrevistados – com empresas de faturamento anual superior a R$ 100 milhões – afirmaram que a crise terá impacto sobre seus negócios. Esse impacto, porém, será moderado para 53,7%.
A carga tributária é o item que provoca maior impacto negativo nos negócios (66,7%). 'Essa reclamação é antiga e persiste. É um fator tão importante que foi apontado por 61,1% dos empresários para compor as prioridades do governo federal', disse o sócio da PwC e membro do Conselho Regional da Amcham-Porto Alegre, Carlos Biedermann, que se disse surpreso com o otimismo.

O estudo revela ainda que 2008 foi positivo para os empresários dos três estados do Sul, já que 72,7% deles disseram que a participação de suas empresas no mercado foi superior a 2007.

Para este ano, o RS lidera o ranking da previsão de investimentos, com 37%. Santa Catarina e Paraná ficam empatados com 33,3% neste quesito. Mas é o Paraná que lidera a expectativa de crescimento, com 55,6%, deixando o RS em terceiro lugar com 31,5%. Santa Catarina registrou 42,6%.

Foram apontadas vantagens e desvantagens em cada um dos estados. O Rio Grande do Sul, por exemplo, tem como pontos positivos a qualidade de vida e a mão-de-obra. Já a carga tributária e a localização geográfica foram citadas como desvantagens.


Fonte: Correio do Povo