Plenária estadual dos metalúrgicos da CUTRS define pauta da campanha salarial e próximas mobilizações da categoria


Os trabalhadores metalúrgicos do Rio Grande do Sul estiveram reunidos, na manhã de ontem (10), na Plenária Estadual da Federação dos Metalúrgicos RS (FTMRS), em Porto Alegre. O encontro reuniu representantes dos 29 sindicatos filiados para definir a pauta da Campanha Salarial 2018 que será encaminhada aos sindicatos patronais da categoria até o final do mês.

A assessoria jurídica da FTMRS, representada pelos advogados Lídia Woida e Lauro Magnago, informou aos presentes detalhes sobre o Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público do Trabalho da 4ª Região que estabelece regras para que os sindicatos dos metalúrgicos do Rio Grande do Sul definam com a categoria a sustentação financeira das entidades.

Após as alterações estabelecidas pela Reforma Trabalhista, através da Lei nº 13.467/2017, de retirada da compulsoriedade do recolhimento do Imposto Sindical, os metalúrgicos CUTRS optaram por não questionar junto ao Judiciário a manutenção do imposto. Desta forma, a assinatura do TAC é um marco ao garantir para os sindicatos um instrumento, estabelecido através de um consistente embasamento legal, que permitirá que a sustentação financeira dos sindicatos seja estabelecida em assembleia da categoria.

Os dirigentes metalúrgicos após uma análise de conjuntura sobre a prisão do ex-presidente Lula e as consequências drásticas que isso acarreta para a democracia e para os interesses da classe trabalhadora decidiram, por unanimidade, criar comitês sindicais para debater com os trabalhadores a mobilização em prol da libertação de Lula.

A plenária também aprovou a prestação de contas da FTMRS e elegeu a comissão eleitoral do pleito para a nova direção da entidade que acontecerá ainda no primeiro semestre do ano.



Fonte: Assessoria de Comunicação FTMRS