CUT-RS e movimentos sociais divulgam acordo para acampamento no Anfiteatro Por do Sol em Porto Alegre


Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta sexta-feira (19), a CUT-RS e representantes de movimentos sociais e partidos de esquerda, que compõem a Frente Brasil Popular, anunciaram que o acampamento em defesa da democracia e do direito de Lula ser candidato será montado no Anfiteatro Por do Sul, nas imediações do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre.

Um acordo extrajudicial foi fechado após quatro reuniões ao longo da semana com o Ministério Público Federal no Rio Grande do Sul (MPF/RS), por meio da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC), e representantes do Governo do Estado e Município de Porto Alegre. Com isso, fica garantido o direito à livre manifestação dos milhares de manifestantes que estão sendo esperados nos dias 22, 23 e 24 na capital gaúcha.

No documento assinado, fica estabelecida a limitação do tráfego de veículos na Avenida Evaldo de Pereira Paiva entre a Rótula das Cuias e o Estádio Beira Rio, permitindo-se acesso de ônibus e caminhões para estacionamento aos movimentos sociais, embarque e desembarque de pessoas e carga e descarga de material, através da Avenida Ipiranga até a Rua Edvaldo Pereira Paiva.

Manifestações serão pacíficas

O presidente da CUT-RS, Claudir Nespolo, destacou que o espaço do Anfiteatro é “bem adequado” para o ato e que os movimentos sociais estão satisfeitos com o acordo. Segundo ele, “muita gente” que espera atos de violência irá “quebrar a cara” diante das manifestações pacíficas na próxima semana.

Nespolo frisou que, para garantir a tranquilidade das manifestações, mais de 2 mil representantes dos movimentos sociais irão atuar na segurança e organização dos atos. “Nós vamos colaborar com a Segurança Pública para identificar qualquer tipo de anormalidade e atitude que fuja ao nosso propósito de fazermos manifestações pacíficas”, disse Claudir.

Conforme o coordenador estadual do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Cedenir Oliveira, já está confirmada a vinda de pelo menos 30 mil pessoas em 225 caravanas de fora de Porto Alegre, sendo a maioria delas vindas do interior do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Também virão delegações da Argentina e Uruguai, além de ativistas sociais de outros países.

A expectativa é que mais de 50 mil pessoas compareçam aos atos de apoio à democracia e ao direito do ex-presidente concorrer nas próximas eleições. “Não tenhamos dúvida de que serão milhares em Porto Alegre”, disse Cedenir.

Esperando Lula

Cresceram as chances de o ex-presidente Lula participar de um ato político em Porto Alegre na terça-feira (23), véspera do julgamento do seu recurso no TRF4.

Segundo o vice-presidente estadual do PT, Carlos Pestana, a chance de Lula comparecer a um ato na Esquina Democrática, previsto para o final da tarde, é de 80%, dependendo ainda de uma decisão final dos advogados do ex-presidente sobre a conveniência de ele participar do ato ou não.

A presença do ex-presidente nas mobilizações de apoio ao seu direito de se candidatar à presidência da República em 2018 será definida na próxima segunda-feira (22), disse Pestana, ressaltando ainda que Lula deverá voltar a São Paulo ainda na terça-feira para participar de um ato no dia seguinte na Avenida Paulista.

Programação

Confira a agenda de atividades previstas para ocorrerem na capital gaúcha nos dias 22, 23 e 24 de janeiro:

Segunda – dia 22

10h às 17h – Diálogos Internacionais sobre Democracia

Promoção: Fundação Perseu Abramo, Fundação Maurício Gabrois.

Local: Auditório da Fetrafi-RS (Rua Fernando Machado, 820)

18h – Ato de Juristas e Intelectuais em Defesa da Democracia

Promoção: Frente Brasil de Juristas pela Democracia, Projeto Brasil-Nação, Comitê em Defesa da Democracia e do Estado Democrático de Direito

Local: Auditório da Fetrafi-RS (Rua Fernando Machado, 820)

Terça – dia 23

9h30 às 12h30 – Mulheres pela Democracia e pelo Direito de Lula ser candidato

Promoção: Comitê de Mulheres pela Democracia / RS

Local: Auditório Dante Barone, da Assembleia Legislativa do RS

14h – Ação Global Anti-Davos

Promoção: Coletivo Brasileiro do Fórum Social Mundial 2018

Local: Auditório Dante Barone, da Assembleia Legislativa do RS

16h – Atividades Culturais

Promoção: Comitê Cultura pela Democracia; Comitê Cultural do FSM; Comitê de Negros e Negras pela Democracia

Local: Tenda da Cultura no Largo Glênio Peres e Esquina Democrática

18h – Ato em Defesa da Democracia e do Direito de Lula ser Candidato

Local: Esquina Democrática

20h – Marcha em Defesa da Democracia e do Direito de Lula ser Candidato

21h – Vigília

Quarta – dia 24

8h – Alvorada pela Democracia com os Cantadores do Povo

8h30 – Vigília de acompanhamento do julgamento do recurso do ex-presidente Lula no TRF4.

 

  

Fonte: CUT-RS com Sul21