Trabalhador Receberá Em Casa O Aviso De Aposentadoria


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou ontem em São Paulo que, a partir de junho, os contribuintes da Previdência Social que atingirem a idade ou o tempo de contribuição necessário para se aposentar receberão em casa um comunicado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), confirmando a possibilidade. Segundo Lula, a agilidade na prestação de serviços da Previdência só foi possível com os investimentos realizados pelo governo nos últimos anos.
A afirmação foi feita em agência paulista dentro da comemoração dos 86 anos da Previdência Social, onde lançou serviços mais rápidos do INSS, como a concessão, em até meia hora, de aposentadoria por idade, por tempo de contribuição e do salário-maternidade. Ele garantiu que, já no mês de junho, a aposentadoria rural também será concedida em meia hora. 'Isso só foi possível porque, de 2006 até agora, nós investimos R$ 280 milhões para modernizar os sistemas de informática da Previdência', disse Lula.
O presidente também destacou que os usuários que procuram a Previdência hoje, pelo telefone 135, conseguem marcar perícia em até cinco dias após a solicitação. 'O que estamos fazendo não é um favor, mas um dever do Estado.'

Como será

> A partir de junho, contribuintes que atingiram condições para se aposentar devem receber uma carta do INSS informando sobre essa possibilidade e qual será o valor mensal do benefício.

> Se o segurado concordar com os dados informados, poderá agendar uma data de atendimento pela telefone número 135.

> Na data, o benefício será concedido em 30 minutos, se não houver pendências.

> Se o segurado tiver algum comprovante de contribuições que não foram consideradas pelo INSS, será possível complementar os dados para aumentar o benefício.

> Servem como prova do tempo de contribuição as carteiras de trabalho e os carnês de recolhimento para o INSS.

> Para enviar as cartas, com os dados sobre a aposentadoria, o INSS irá utilizar as informações do Cadastrado Nacional de Informações Sociais (CNIS), que tem dados desde janeiro de 1976.

> No envio da carta, a Previdência vai considerar o endereço que está registrado no cadastro do INSS. Se o segurado mudou de casa, é preciso ligar para o telefone 135.


Fonte: Correio do Povo/Zero Hora