Metalúrgicos do RS participam do #Ocupa Brasília


A capital federal recebeu na quarta-feira, 24 de maio, 200 mil trabalhadores em defesa de seus direitos e do Brasil. Além de ser um protesto contra as reformas trabalhista e previdenciária, os atos também defenderam as Diretas Já.

Metalúrgicos de todo o Estado se juntaram a massa de trabalhadores em Brasília. Foram seis ônibus que transportaram mais de 300 trabalhadores, levando a voz da categoria em favor da democracia.

A marcha foi pacífica, mas infelizmente forças militares e policiais do governo iniciaram uma brutal repressão. Jogaram bombas de efeitos moral e spray de gás lacrimogêneo e de pimenta sobre os manifestantes. Avançaram com cavalos, escudos e cassetetes. Como consequência alguns militantes detidos e vários feridos, sendo um deles por tiro de arma de fogo. Nenhum metalúrgico feriu-se com gravidade.

A CUT divulgou nota comunicando que irá reunir-se com as demais centrais para discutir a continuidade da luta e, continuando a tramitar as reformas, adotar o chamado a uma nova greve geral.

Fonte: FTMRS com colaboração dos sindicatos dos metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita e de Porto Alegre.