Fórum Social Lança Candidatura Do Sus A Patrimônio Imaterial Da Humanidade


Evento discute desde domingo a implantação de sistemas universais de saúde em todo o mundo
Os participantes do Fórum Social Mundial da Saúde (FSMS) vão lançar a candidatura do Sistema Único de Saúde (SUS) a patrimônio imaterial da humanidade. A idéia foi apresentada na manhã desta segunda-feira durante ato político que contou com a participação do ministro da Saúde, José Gomes Temporão.

O ministro afirmou que vai garantir apoio político para a ideia, que classificou como inovadora. Segundo ele, essa é a primeira vez que uma política pública será patrimônio da humanidade.

— É uma iniciativa dos movimentos populares e acho importante pela abrangência do SUS e pelo fato de que ele atende indistintamente todas as etnias, todas as nacionalidades que vivem no Brasil — afirmou Temporão.

O FSMS discute desde domingo a implantação de sistemas universais de saúde em todo o mundo. Temporão ressaltou que o Brasil é um exemplo, já que poucos países adotam o sistema de atendimento universal. Ente eles, Inglaterra, Portugal e Canadá.

— Esse modelo ganha cada vez mais importância em um momento de crise econômica como o atual, porque ela vai causar um aumento do desemprego e as pessoas serão atendidas no sistema público. Eu, que sou militante da causa, apoio que o mundo inteiro seja atendido por sistemas universais — defendeu o ministro.

Temporão afirmou que o SUS ainda tem suas fragilidades. Um exemplo é o subfinanciamento crônico que impede que esse processo de extensão da cobertura se dê com mais qualidade. Outra questão é a gestão: há o desafio permanente de como usar com mais eficiência o recurso.

Outra novidade apresentada nesta manhã durante o Fórum foi o lançamento da I Conferência Mundial dos Sistemas Universais da Saúde, que será realizada no Brasil. Embora a data ainda não tenha sido definida, a previsão é que ocorra entre 2009 e 2010.

A queda na mortalidade infantil, o programa de combate à Aids e o Saúde na Família foram citados pelo ministro como exemplo do saldo positivo do SUS durante seus 20 anos de existência.


Fonte: Agência Brasil