Coletivo das Mulheres Metalúrgicas do RS promove encontro para definir diretrizes para 2017


O coletivo das mulheres metalúrgicas da CUT do RS realizou nos dias 25 e 26 de março, na colônia de férias do Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre, em Cidreira, o primeiro encontro estadual do ano, reunindo aproximadamente 50 participantes, entre dirigentes sindicais, cipeiras e trabalhadoras do chão de fábrica. 

O tema central dos debates foi o impacto do projeto de reforma da Previdência (PEC 287) para as mulheres e as formas de resistência. Além das discussões em torno da PEC 287 que tramita com velocidade no Congresso Nacional, as metalúrgicas também fizeram um mapeamento dos principais problemas enfrentados no dia a dia das fábricas, como, por exemplo, o assédio moral.

O evento contou com a participação das seguintes palestrantes: Cristina Pereira Vieceli, economista do Dieese; Cristina Werner D’ávila, advogada do escritório escritório Woida, Magnago, Skrebsky, Colla e Advogados Associados; Christiane Aparecida dos Santos, Secretaria da Desigualdade Racial – CNM/CUT; Vereadora Maria Eunice Wolf e Isis Marques Secretaria das Mulheres –CUT.

No final do encontro, foram definidas diretrizes de ações do coletivo para o ano e uma moção de repúdio contra a reforma previdenciária.



Fonte: Assessoria de Comunicação FTMRS