Nível De Desemprego Recua Para 6,8% Em Dezembro


Rio — Apesar da crise, a taxa de desemprego no país recuou para 6,8% em dezembro, segundo dados divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e é a menor desde o início da Pesquisa Mensal de Emprego e Desemprego, em 2002. A taxa de dezembro representa um recuo de 0,8 ponto percentual em relação ao mês anterior , e de 0,6 ponto frente a dezembro de 2007, quando ficou em 7,4% – a menor para um mês de dezembro até então. Tradicionalmente, a taxa do mês de dezembro é a menor do ano.
Na média anual, a taxa de desemprego de 2008 foi estimada em 7,9%, também a menor na série histórica do IBGE. Em 2007, havia sido de 9,3%. Para o gerente da pesquisa, Cimar Azeredo, os efeitos da crise financeira só deverão se expressar nos resultados de janeiro. O cenário revelado pelos dados do IBGE é bem melhor do que os números apresentados no início da semana pelo Ministério do Trabalho, que mostrou o fechamento de 654.946 postos de trabalho com carteira assinada no último mês de 2008. É preciso lembrar, porém, que as metodologias de cálculo dos dois índices são diferentes.
O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mede apenas os trabalhadores formais. Enquanto isso, o IBGE apura emprego formal e informal. Outra diferença é que o Caged mede dados do país todo, e o IBGE apenas nas regiões metropolitanas.






Fonte: Correio do Povo