Reunião do Conselho de Sindicatos discute atual conjuntura e mobilizações


Na manhã de hoje (15) foi realizada no auditório da Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do RS (FTMRS) mais um encontro do conselho dos sindicatos filiados à entidade, reunindo dirigentes sindicais representantes de todas as reuniões do Estado.

Na reunião, Claudir Nespolo, presidente da CUT/RS, apresentou um panorama geral sobre os ajustes fiscais promovidos pelos governos federal e estadual. Nespolo alertou para a necessidade de combate à sonegação fiscal, avaliação das renúncias fiscais e revisão da dívida com a União como medidas urgentes a serem tomadas pelo governo Sartori.

O dirigente fez um apelo aos sindicatos para que promovam ações regionais no próximo dia 22 de setembro, que será marcado como o Dia Estadual de Greves, Paralisações e Protestos em repúdio às políticas estaduais e em defesa do funcionalismo público.

O secretário de Comunicação, Milton Viário, apresentou a Frente Brasil Popular, movimento de âmbito nacional, lançado no último dia 5 de setembro, e que constitui uma resposta das forças populares às articulações de direita. Um dos objetivos à curto prazo é defender o estado democrático, além de buscar a construção de um projeto de país contrário ao que vem sendo proposto pelos movimentos golpistas.

O presidente da FTMRS, Jairo Carneiro, ressaltou que o momento é de retomada do fazer política nas fábricas. "Não a política partidária, mas a política que propõem e discute um projeto nacional."

Os dirigentes também discutiram a urgência na mobilização e união de forças pela defesa da Petrobrás, empresa nacional responsável por 13% do PIB do Brasil, e que está ameaçada de desmonte por fortes interesses do capital privado.



Fonte: Assessoria de Comunicação FTMRS