Missão estrangeira visita FTMRS


A Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do RS recebeu, na manhã de hoje, a visita da missão estrangeira que está no Brasil para conhecer projetos sociais e trocar experiências sobre temas como agricultura familiar, sustentabilidade, educação, cidadania, direitos humanos e tecnologia.

O encontro proporcionou aos visitantes conhecer mais detalhes do Plano Camponês, iniciativa que tem a FTMRS como uma das principais incentivadoras e que visa levar para a mesa dos trabalhadores urbanos alimentos saudáveis produzidos pela agricultura camponesa sob a forma de refeições nas fábricas e através do acesso ao comércio de produtos orgânicos diretamente do produtor.

O presidente da FTMRS, Jairo Carneiro, explicou aos presentes sobre as estratégias que estão sendo elaboradas pelo movimento sindical em conjunto com os pequenos agricultores para colocar o projeto em prática de fato.

O grupo, liderado pelo presidente da Thoughtworks Brasil, Roy Singham, inclui o fundador da Bertha Foundation, Tony Tabatznik; as diretoras de Educação e do Centro de Direitos Constitucionais da entidade, Harmony Goldberg e Purvi Shah, respectivamente; e o diretor da United Front (União Nacional dos Metalúrgicos da África do Sul), Zanoxolo Waylie.

Roy Singham questionou os dirigentes brasileiros sobre como manter o desenvolvimento do Brasil e quais os desafios dos movimentos sociais e sindicais para os próximos quatro anos, partindo da reeleição da presidenta Dilma.

O sindicalista africano Zanoxolo Waylie apresentou a dramática situação vivida pela população da África do Sul, que embora esteja entre os Brics, ainda atravessa uma profunda desigualdade social e a dificuldade de romper com as barreiras imperialistas. O desemprego entre os jovens é altíssimo e os sistemas de saúde e educação estão em colapso.

A comitiva estava acompanhada pelo representante do MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra) Cedenir Oliveira. Participaram do encontro o assessor especial do Gabinete do Governador Tarso Genro, Milton Viário; o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre, Lírio Segalla; o diretor Financeiro da FTMRS, Ademir Bueno, além da advogada Marta Saft e da diretora de Justiça Econômica e Social Gabriela Guerra, ambas da Thoughtworks Brasil.



Fonte: Assessoria de Comunicação FTMRS