Desenvolvimento X Crise


O presidente da CUT, Artur Henrique, e o economista Claudio Dedecca, professor de Economia do Trabalho da Unicamp, debatem as alternativas para defesa dos empregos e manutenção do crescimento econômico em tempos de crise. O debate aconteceu no programa "Entre Aspas", da Globo News, mediado pelo jornalista Ricardo Lessa.

Ambos criticaram aquilo que consideram uma visão estreita da Fiesp, que propõe, de primeira, a redução de salários e suspensão de contratos de trabalho para enfrentar a crise. Sobrou igualmente para a Força, que embarcou no ensaio da federação.

"A iniciativa da Fiesp é precipitada. Temos a chance de crescer em torno de 3% este ano, o que será um ganho para o Brasil frente à crise internacional. Temos de procurar construir uma genda de temas relevantes para buscar esse crescimento. Uma discussão que toma como princípio que o desemprego é inevitável é um erro", disse Dedecca. O professor citou como exemplo o industrial Roberto Simonsen, que na década de 1930 liderou o empresariado numa agenda de desenvolvimento, quando o mundo enfrentava séria crise, e ajudou o Brasil a crescer.

Artur Henrique reiterou que a CUT não vai aceitar redução de direitos como premissa dos debates, e alinhavou algumas propostas para a defesa dos empregos. Uma delas é o estabelecimento de redução da carga tributária, inclusive sobre a folha de pagamentos, como forma de atravessar o período mais turbulento da crise. "Outra medida urgente é a redução drástica de juros e o fim do superávit fiscal".

Artur também foi entrevistado por Heródoto Barbeiro na rádio CBN na manhã desta quarta, dia 14. Ouça a entrevista clicando no link a seguir:

http://globoradio.globo.com/programas/jornal-da-cbn/JORNAL-DA-CBN.htm


Fonte: CUT Nacional