Anp Licita 130 Blocos Fora Do Pré-sal


A ANP (Agência Nacional do Petróleo) realiza hoje e amanhã, no Rio, a 10ª Rodada de Licitações de Blocos para Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural. O leilão ofertará 130 blocos em áreas terrestres, ou seja, fora do pré-sal.
Ontem, no andar térreo da sede administrativa da Petrobras (centro do Rio), cerca de 200 petroleiros protestaram contra o leilão. Entre as 48 companhias habilitadas para a licitação — o segundo maior número entre todas as rodadas — há 30 brasileiras e 17 originárias de 9 países estrangeiros. Participam da disputa companhias como OGX, Petrobras, Shell e Odebrecht.
O leilão da ANP abrange uma área de cerca de 70.387 km2 em sete bacias sedimentares: Sergipe-Alagoas (44 blocos), Amazonas (7), Paraná (5), Potiguar (35), Parecis (6), Recôncavo (21) e São Francisco (12). Os contratos de concessão serão assinados em abril do próximo ano. Dos blocos ofertados, 100 (3.000 km2) estão em bacias com presença comprovada de petróleo e gás.
Outros 30 blocos (67.387 km2) ficam em novas fronteiras exploratórias, com potencial de hidrocarbonetos demonstrado por estudos, mas ainda pouco conhecidas geologicamente ou com obstáculos tecnológicos.
As licitações para áreas no mar só devem ser retomadas após a definição do novo marco legal para a exploração no pré-sal. Os manifestantes que ocuparam hoje o hall do edifício da Petrobras defendem o cancelamento dos leilões e a estatização do setor de petróleo e gás, com controle 100% estatal da Petrobras.
Nesta semana a Justiça Federal negou pedido de liminar feito pela Federação Única dos Petroleiros para a suspensão do leilão. O movimento, apoiado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra e Sindicato dos Petroleiros do Rio, tentou, sem sucesso, falar com o presidente da estatal, José Sergio Gabrielli.
A assessoria de imprensa da Petrobras evitou comentar o episódio, mas disse que o protesto não afetou o trabalho dos funcionários, embora os elevadores tenham sido desligados durante mais de duas horas.

--------------------------------------------------------------------------------


Fonte: Diário do Nordeste