Venda De Carros Novos Cresce 30% Após Ipi Menor


16/12/08 - 00:00 > VEÍCULOS

SÃO PAULO - Depois da medida emergencial tomada pelo governo de diminuir o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) a partir da última quinta-feira, a venda de veículos novos cresceu cerca de 30%. As informações foram divulgadas ontem pelo ministro do Desenvolvimento, Miguel Jorge, que assinou a redução tarifária.
Segundo ele, diversas montadoras fizeram promoções em feirões nas fábricas e concessionárias para escoar os estoques. "É claro que este movimento tem de se manter para que se reduzam os estoques dos revendedores, e depois das montadoras, para depois atingir a normalização da produção diária", explicou.
Além da redução de impostos, Miguel Jorge afirmou que o Banco Central irá fazer, em bancos menores, um aporte de recursos que serão repassados aos consumidores via financiamentos. "São esses [bancos] os grandes responsáveis pelo movimento de financiamento do carro usado. A notícia do aumento das vendas de carros novos certamente se refletirá em um aumento dos carros usados, porque boa parte desse movimento se dá pela venda do carro usado para a compra do carro novo."
O governo reduziu o IPI até 31 de março de 2009 para a indústria automotiva. Os carros populares até 1.000 cilindradas (tanto álcool quanto gasolina) terão taxa zero (atualmente é de 7%), os de 1.000 cilindradas a 2.000 cilindradas, a gasolina, terão redução de 13% para 6,5%, e os flex ou álcool, de 11% para 5,5%. Carros acima de 2.000 cilindradas não têm alteração de alíquota.




Fonte: Diário de Comércio e Indústri