Marcha dos Sem reĂșne 500 em Porto Alegre


Cerca de 500 pessoas ligadas a movimentos sociais e entidades representativas realizam na tade desta quinta-feira a 16° Marcha dos Sem. A atividade organizada pela Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e Central Única dos Trabalhadores do Estado (CUT/RS) tem o objetivo de reivindicar alguns eixos importantes da categoria como a distribuição de renda com geração de emprego, cobrar mais investimentos em politicas sociais do governo e protestar contra a corrupção. A marcha partiu da Praça Pinheiro Machado, em Porto Alegre, e seguiu em direção à Praça da Matriz.

Antes de chegar ao ponto de destino, os manifestantes munidos com faixas, cartazes e apitos, percorreram as avenidas Farrapos, Alberto Bins, Salgado Filho, Borges de Medeiros e Jerônimo Coelho, deixando o trânsito lento. De acordo com o secretario-geral da CTB, Henrique Silva, outras demandas como a manutenção do piso salarial nacional, valorização dos trabalhadores e a redução da carga horária de trabalho são itens que também devem ser priorizados pelo governo. “Estas são bandeiras que estamos defendendo desde 1996 e somente com a união e mobilização dos trabalhadores vamos obter sucesso”, destacou.

Para o presidente da CUT/RS, Celso Woyciechowski, a Marcha serve para destacar a inclusão social. “A CUT sempre foi protagonista desta luta voltada a melhor qualidade da educação, saúde, emprego, reforma agrária e moradia. E só com o reconhecimento do piso salarial nacional dos trabalhadores e professores vamos resolver este problema”, avaliou.

A Marcha existe desde 2006, e tem como meta dialogar com a classe trabalhadora, reunindo diversos movimentos sociais no sentido de discutir questões ligadas as desigualdades de acesso e oportunidades, violência e miséria. A ação terminou no final da tarde de ontem, com um grande ato de encerramento. O evento teve a participação de integrantes dos movimentos Sem Terra, dos trabalhadores desempregados, CPERS, sindicatos e o público em geral.


Fonte: Site Correio do Povo