Os metalúrgicos continuam protagonistas de uma história


Há 40 anos os trabalhadores metalúrgicos puxaram em conjunto com outras categorias uma luta histórica em prol da democracia e dos direitos dos cidadãos que constroem este país. Foi um momento marcante, porque determinante de várias conquistas que, ainda hoje, tentam nos retirar. Mas a essência daquele momento continua viva: a importância da união de forças.
Nestas quatro décadas entre uma ditadura, uma abertura democrática, implantação do neoliberalismo e um governo voltado para os trabalhadores, muitas lutas se firmaram, e em todas elas a mão do metalúrgico estava presente. Este é um orgulho que nossa categoria carrega, o de estar presente sempre, vibrando, ganhando, perdendo, acreditando e mantendo a firmeza dos princípios em dia.
Ser metalúrgico é mais do que ser apenas um operário, é ser Trabalhador, com toda a grandiosidade que esta palavra provoca, com todo o seu significado, beleza e força. Ser trabalhador é fundamental para a dignidade humana, para a família e sociedade que se forma a partir dos núcleos de trabalhadores.
Valorização do Trabalho. É disso que o Brasil precisa!
Nada mais apropriado então, do que este tema que vem norteando a campanha salarial dos metalúrgicos no país, e que traduz o orgulho de produzir bens que são a base da sociedade, onde mesmo que as pessoas não percebam, a mão metalúrgica está presente no seu dia a dia, no seu bem estar.
Nada mais justo ainda, do que lutar pela Redução da Jornada de Trabalho que trará para dentro dos lares metalúrgicos e de outros trabalhadores, um novo cidadão. Um trabalhador com melhor humor, maior presença familiar, mais tempo para lazer, mais vontade de se aperfeiçoar e crescer.
Esta trajetória nos empurra sempre para mais e melhores desafios. Continuamos nossa luta na Campanha pela Redução da Jornada de Trabalho; Ratificação da Convenção 158 da OIT; Recuperação Salarial e, Mudança da Data Base para Setembro.
No Brasil somos dois milhões de trabalhadores metalúrgicos e mais de 200 mil no Rio Grande do Sul. Nossas conquistas só dependem da nossa união. Este é um bom momento para lutar e conquistar!

Observação: Todos os textos aqui publicados são de inteira responsabilidade de seus autores.